sábado, 15 de outubro de 2011

Transição BI - CPL - Repasse das últimas discussões.

Olá estudantes do BI em Saúde, nas últimas semanas, o CABIS esteve presente em diversos espaços. Percebendo a importância da discussão sobre o Movimento Estudantil e a transição BI-CPL, nos dividimos para tentar dar conta de todas essas discussões. Tivemos feito repasses sobre os atos e agora nos sentimos mais seguros para falar sobre o que tem se discutido sobre a passagem BI-CPL.

 
Na sexta-feira seguinte, nos reunimos com o DAMED (Diretório Acadêmico de Medicina) para conversarmos sobre a atual situação do BI em Saúde, porque eles teriam nesta semana corrente, reuniões com outros representantes e gostaria de levar para estes espaços alguma posição. A reunião foi muito positiva e reforçamos o escore ponderado como a maneira menos prejudicial de transição.
Na penúltima terça-feira, então, a Congregação do IHAC, que contempla todos os colegiados do BI, se reuniram para discutir este assunto. Embora não tenhamos terminado a análise da minuta, que dispõe dos critérios para seleção dos egressos do BI nos CPL's, ficou acertado que a ponderação seria 5 para as matérias obrigatórias, 3 para as matérias na área e 2 para as demais. 
Estas propostas, porém, serão analisadas no penúltimo CAE (Conselho Acadêmico de Ensino) antes da decisão final que será em 26 de outubro. 
A análise das disposições finais, que solicita que os alunos que estão em pleno curso (2009, 2010 e 2011) sejam submetidos apenas ao escore simples, ainda não foi realizada.
Certos de que este repasse está seco e incipiente, nos disponibilizamos para esclarecer quaisquer dúvidas.
Att,     

CABIS

7 comentários:

  1. Olá, queridos colegas. Desculpem-me pelo abuso mas gostaria que, na medida do possível vcs pudessem me esclarecer sobre esses tais critérios que ficaram pré-estabelecidos. "5 para as matérias obrigatórias, 3 para as matérias na área e 2 para as demais"
    Não ficou mto claro para mim.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Foi uma longa discussão a respeito do critério que seria menos injusto para a transição. Verificamos que o escore simples tem gerado uma série de disputas por matérias "consideradas mais simples" e isso não é benéfico para os estudantes e nem para o próprio curso. Nas reuniões do Conselho Academico de Ensino (órgão superior da Ufba que delibera sobre esta questão e que envolve todas as unidades e não só o IHAC)percebemos uma grande resistencia por parte dos outros cursos em aderir ao escore simples. Dessa forma, estão sendo pensadas em formas de ponderação. Nós avaliamos que a ponderação deve levar em consideração a vivência que o/a estudante teve durante o BI, respeitando as peculiaridades que temos no projeto. Portanto, optamos por sugerir ao CAE que as matéria obrigatórias tenham o peso 5 (pois todxs xs estudantes precisam cursa-las, tal medida vai ter a possibilidade de analisar o desempenho em uma matéria que é comum a todxs), peso 3 para a materia da area (ou seja, no caso de saúde toda e qualquer matéria de saúde terá a nota da disciplina de saude ponderada segundo esse peso. Tal medida parte do pressuposto que todxs xs estudantes tem no minimo X materias de saude para cumprir durante o curso) e peso 2 para as culturas e livres (essa escolha foi para evitar a argumentação que tem gente cursando materias de outra área só porque são "mais fáceis".). Estamos receosos que o conselho queira valorizar com pesos maiores para disciplinas do respectivo CPL porque isso iria acarretar em o/a estudante escolher precocemente o curso de interesse e engessar as possibilidades que o BI oferece. Caso não tenha esclarecido, favor perguntar.

    CABIS.

    ResponderExcluir
  3. Vale ressaltar que o CABIS está tomando como direcionamento a deliberação da Assembleia com pauta transição BI-CPL. Nela ficou destacado a importancia de existir ponderação seguindo esses moldes.

    Att.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos esclarecimentos. Tebho outras dúvidas... Qual será o dia que o conselho vai deliberar sobre essa forma de transição? Existe alguma possibilidade de fazermos uma prova? O IHAC vai apresentar algum "plano B" caso eles rebatam essa proposta inicial? A forma de transição será igual para todos, certo?

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Segundo alguns repasses a decisão será tomada dia 26, sobre a possibilidade de fazer prova, acreditamos que este é um método que não agrada a maioria das unidades da UFBA e nem ao IHAC, por isso já fora descartada esta hipótese. O IHAC tem 1 voto no CAE, mesmo que a gente apresente um plano B, temos de ter noção que só temos 1 voto, então, é melhor fazer proposições coerentes, além do mais, estas propostas já estão sendo estudadas pelas unidades a algum tempo, ou seja, a minuta não é do IHAC, hoje ela pode ser considerada um resultado de algumas reuniões. Não entendi a última pergunta.

    ResponderExcluir
  6. Deixa quieto...

    Thank you!

    ResponderExcluir
  7. Na verdade, hj em conversa com um brother eu consegui esclarecer grande parte das dúvidas que ainda me restavam.

    Obrigado!

    ResponderExcluir