Em Assembléia Geral de Estudantes realizada no dia 29/09, após o Catracasso, no Instituto de Letras, o Movimento tirou suas pautas prioritárias e calendário de mobilização, incluindo a paralização das atividades da FAPEX na Sexta-Feira, dia 30, onde pudemos debater com o vice-reitor e pró-reitor de assistência estudantil, cobrando deles que a Reitora Dora (neste momento emBrasília com o MEC) busque respostas junto ao MEC dos nossos problemas. Pudemos também confirmar a audiência pública com a Reitoria na Quarta-Feira às 9h, no Salão Nobre da Reitoria, com a presença de representante do MEC.
Em anexo, nossa carta completa de reivindicações; e a carta enviada a Reitoria para ter com o MEC em Brasília.
Segue nossas prioridades e calendário completo abaixo:
Prioridades:
Restaurante Universitário (RU): Aumento dos pontos de distribuição; aumento da capacidade de produção de refeições do RU de Ondina; implantação de RU nos campi do Canela, São Lázaro, Vitória da Conquista e Barreiras; redução do valor do RU para 1,00 (um) real, sem redução da qualidade; comida vegetariana; garantia nos editais de licitação que 30% dos alimentos utilizados no RU, sejam provenientes da agricultura familiar; contratação de profissionais proporcionalmente ao aumento da produção; contra a precarização do trabalho que ocorre com a terceirização no RU; a favor da abertura de concurso para merendeiras, e que os/as estudantes de nutrição possam ter acesso e atuar nesse espaço junto bem como gastronomia; RU com gestão pública.
Segurança: Construção de um Plano de Segurança da UFBA com participação paritária de todos os setores; por uma Guarda Universitária da UFBA: Contratação imediata de mais vigilantes, capacitação para além da segurança patrimonial – Fora terceirização; iluminação dentro e no entorno das unidades;
Noturno: Funcionamento de cantinas, xerox, SGC, colegiado, superintendências e demais órgãos da administração da UFBA no turno noturno; contratação de mais servidores tecnico-administrativos para suprir a demanda desse funcionamento à noite.
Material didático e de prática para as/os estudantes, especialmente os cursos novos e com demandas de material específico para a formação plena.
Contratação imediata de mais professoras/es e servidoras/es técnico-administrativos. Nenhuma disciplina a menos por falta de professor(a).
Residências: Entrega imediata da Residência da Garibaldi; residência específica para mães estudantes; reabertura da Residência - R3 (Com tombamento); construção de mais Residências Universitárias principalmente nos campi Canela, São Lázaro; reforma das residências já existentes
Retorno do Transporte Intercampi – BUZUFBA;
Destinação de no mínimo 15% do orçamento da UFBA para Assistência Estudantil para além do orçamento advindo do “Brasil Universitário” (antigo PNAES).
Construção de Orçamento Universitário Participativo.
Construções, obras e reformas: Retorno imediato das construções que se encontram paradas; liberação de aditivos para as unidades que estão com obras paradas por conta de burocratização dos processos de licitação; fiscalização das obras e cumprimento dos prazos de entrega.
Financiamento da Educação Pública: Que a Administração Central tome um posicionamento a favor das seguintes pautas por meio de carta pública: 10% do PIB para Educação Pública! Pelo fim do veto ao 50% do Fundo Social do Pré-sal para Educação Pública, com exploração pública do pré-sal e Petrobrás 100% Estatal.
Calendário:
Terça-Feira (04/10) :
9h - Ato Unificado em defesa da educação pública!
Local: Da Reitoria ao Campo Grande.
Quarta-Feira (05/10):
7h - Paralização das aulas.
9h - Audiência Pública com a Reitoria e o MEC.
Local: No Salão Nobre da Reitoria.
Das ruas, das praças, quem disse que sumiu? Aqui está presente o Movimento Estudantil!
--
Marcelo Leite - Estudante de História
domingo, 2 de outubro de 2011
A Luta Continua! Pautas Prioritárias e Calendário de Mobilizações do ME da UFBA
19:13
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário