Olá estudantes do BI em Saúde, nas últimas semanas, o CABIS esteve presente em diversos espaços. Percebendo a importância da discussão sobre o Movimento Estudantil e a transição BI-CPL, nos dividimos para tentar dar conta de todas essas discussões. Tivemos feito repasses sobre os atos e agora nos sentimos mais seguros para falar sobre o que tem se discutido sobre a passagem BI-CPL.
Na sexta-feira seguinte, nos reunimos com o DAMED (Diretório Acadêmico de Medicina) para conversarmos sobre a atual situação do BI em Saúde, porque eles teriam nesta semana corrente, reuniões com outros representantes e gostaria de levar para estes espaços alguma posição. A reunião foi muito positiva e reforçamos o escore ponderado como a maneira menos prejudicial de transição.
Na penúltima terça-feira, então, a Congregação do IHAC, que contempla todos os colegiados do BI, se reuniram para discutir este assunto. Embora não tenhamos terminado a análise da minuta, que dispõe dos critérios para seleção dos egressos do BI nos CPL's, ficou acertado que a ponderação seria 5 para as matérias obrigatórias, 3 para as matérias na área e 2 para as demais.
Estas propostas, porém, serão analisadas no penúltimo CAE (Conselho Acadêmico de Ensino) antes da decisão final que será em 26 de outubro.
A análise das disposições finais, que solicita que os alunos que estão em pleno curso (2009, 2010 e 2011) sejam submetidos apenas ao escore simples, ainda não foi realizada.
Certos de que este repasse está seco e incipiente, nos disponibilizamos para esclarecer quaisquer dúvidas.
Att,
CABIS
Olá, queridos colegas. Desculpem-me pelo abuso mas gostaria que, na medida do possível vcs pudessem me esclarecer sobre esses tais critérios que ficaram pré-estabelecidos. "5 para as matérias obrigatórias, 3 para as matérias na área e 2 para as demais"
ResponderExcluirNão ficou mto claro para mim.
Desde já agradeço!
Olá! Foi uma longa discussão a respeito do critério que seria menos injusto para a transição. Verificamos que o escore simples tem gerado uma série de disputas por matérias "consideradas mais simples" e isso não é benéfico para os estudantes e nem para o próprio curso. Nas reuniões do Conselho Academico de Ensino (órgão superior da Ufba que delibera sobre esta questão e que envolve todas as unidades e não só o IHAC)percebemos uma grande resistencia por parte dos outros cursos em aderir ao escore simples. Dessa forma, estão sendo pensadas em formas de ponderação. Nós avaliamos que a ponderação deve levar em consideração a vivência que o/a estudante teve durante o BI, respeitando as peculiaridades que temos no projeto. Portanto, optamos por sugerir ao CAE que as matéria obrigatórias tenham o peso 5 (pois todxs xs estudantes precisam cursa-las, tal medida vai ter a possibilidade de analisar o desempenho em uma matéria que é comum a todxs), peso 3 para a materia da area (ou seja, no caso de saúde toda e qualquer matéria de saúde terá a nota da disciplina de saude ponderada segundo esse peso. Tal medida parte do pressuposto que todxs xs estudantes tem no minimo X materias de saude para cumprir durante o curso) e peso 2 para as culturas e livres (essa escolha foi para evitar a argumentação que tem gente cursando materias de outra área só porque são "mais fáceis".). Estamos receosos que o conselho queira valorizar com pesos maiores para disciplinas do respectivo CPL porque isso iria acarretar em o/a estudante escolher precocemente o curso de interesse e engessar as possibilidades que o BI oferece. Caso não tenha esclarecido, favor perguntar.
ResponderExcluirCABIS.
Vale ressaltar que o CABIS está tomando como direcionamento a deliberação da Assembleia com pauta transição BI-CPL. Nela ficou destacado a importancia de existir ponderação seguindo esses moldes.
ResponderExcluirAtt.
Obrigado pelos esclarecimentos. Tebho outras dúvidas... Qual será o dia que o conselho vai deliberar sobre essa forma de transição? Existe alguma possibilidade de fazermos uma prova? O IHAC vai apresentar algum "plano B" caso eles rebatam essa proposta inicial? A forma de transição será igual para todos, certo?
ResponderExcluirAbraço
Segundo alguns repasses a decisão será tomada dia 26, sobre a possibilidade de fazer prova, acreditamos que este é um método que não agrada a maioria das unidades da UFBA e nem ao IHAC, por isso já fora descartada esta hipótese. O IHAC tem 1 voto no CAE, mesmo que a gente apresente um plano B, temos de ter noção que só temos 1 voto, então, é melhor fazer proposições coerentes, além do mais, estas propostas já estão sendo estudadas pelas unidades a algum tempo, ou seja, a minuta não é do IHAC, hoje ela pode ser considerada um resultado de algumas reuniões. Não entendi a última pergunta.
ResponderExcluirDeixa quieto...
ResponderExcluirThank you!
Na verdade, hj em conversa com um brother eu consegui esclarecer grande parte das dúvidas que ainda me restavam.
ResponderExcluirObrigado!